quarta-feira, 2 de setembro de 2009

As Relíquias dos pensamentos de Maquiavel – Parte 3

Os males

Uma semana atrás minha irmã me procurou agonizada com uma obrigação a ser feita, era uma atividade que o professor de História dela passou, e ela não sabia nem por onde começar a fazer tal atividade... Advinha ai qual era o assunto. É meus caros o professor da minha irmã pediu a uma turma de 7ª série para fazer um texto sobre as teorias políticas de Maquiavel, fiquei surpreso confesso. Nunca ouvi falar de nenhum professor de História que cobrava isso ainda mais para alunos de pouca maturidade para falar deste mestre da renascença. Então me empolguei e comecei a falar e a discutir seus textos com minha irmã e ela olhava para minha cara, com um olhar do tipo: mãe chama o hospício pois meu irmão ficou louco de uma hora pra outra.
Quando vi aquela face pedindo ajuda lembrei não sei o porquê de Antônio Carlos Magalhães, finado( que o Diabo não tenha perdido o seu posto, piada... hehehehehehe), e logo me lembrei da lendária frase de Maquiavel: "As perversidades devem ser feitas todas ao mesmo tempo, porque durando pouco ofendem menos e os benefícios devem ser concedidos aos poucos para serem saboreados melhor"(Cap.VIII, O príncipe). Relembrando esta frase me lembrei de toda a atuação política de ACM que pude conviver e ler a respeito, acabei descobrindo também pelas línguas venenosas da Bahia, que "O príncipe" era o livro de cabeceira deste político que ganhou poderes nacionais. Me apareceu logo a princípio a imagem de uma populção pobre que nos momentos em que ACM estava no governo sorria pois tinha suas necessidades básicas supridas de forma instantânea, e o próprio ACM sorria também mas de uma forma diferente, com um ar de perversidade as vezes, assim eu penso. Pois ninguém sabia o que um homem como aquele era capaz de fazer para corromper o estado que colocou ele e toda sua família no poderio da Bahia.
É perversa a maneira que esse homem buscou intimidar aqueles que foram de contra a ele, de fato ele sabia como seguir a frase de Maquiavel citada neste texto, mas nós nunca poderiamos imaginar até que ponto ele iria seguir esse ensinamento "MAQUIAVÉLICO"... Eu mesmo só pude notar tal maldade e falta de amor aos ideais democráticos quando vi as cenas de um documentário, onde estudantes lutavam para por este "coronel do nordeste" para fora do cenário político nacional, e ele sem nenhuma moral e respeito a constituição mandou uma represália de apoio militar ir para cima dos estudantes. Exemplos como esse não merece nem comentários... Pois contra provas não há argumentos.










Nenhum comentário: