quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Somatizando tudo


Caramba! Sabe aquele momento em que você começa a estudar um assunto e começa a se sentir tocado mesmo com aquilo, mesmo que você não tenha vínculo direto nenhum com o fato ali expressado. Esse foi meu caso hoje, estava lá de boa lendo um material sobre nazismo para dar aula a um aluno, e do nada eu comecei a xingar Adolf Hitler, eu senti a dor daqueles judeus, dos socialistas e de todo idealista da oposição... Como aquele filho da puta pode ter feito tanta coisa ruim com os outros e sua morte, nínguem sabe como foi, eu oro para que tenha sido com um abacaxi bem no meio do cú desse sacana.
Mas eu fiquei tão puto que lembrei das sábias palavras de meu professor de história no ano passado: "Hitler, aquele beócio". Mas acredite se formos analisar por um lado, Hitler foi até mesmo um herói em algum dado momento para algumas pessoas, mesmo tentando negar isso com toda minha raiva, esse sacana deu a Alemanha recém saída de uma guerra mundial, totalmente arruinada, uma luz no fim do túnel, ele mostrou que com ordem e uma liderança forte todos podemos ir além daquilo que esperam de nós... Não quero fazer apologia ao nazismo não, mas espero ter respostas que como historiador nunca ouvi, será mesmo que Hitler foi tão vilão assim ou fizeram dele uma imagem demoníaca? Será que esse filho da puta também foi herói de alguém? Quem sabe?
Lutei nos meus estudos para conseguir uma resposta sensata, mas nada consegui, li Hobsbawm, li todos os historiadores possíveis para me responder essa que talvez seja para alguns uma resposta simples, quando não se estuda história com profundidade. Busquei e nada aparecia, fui longe no último instante busquei ao próprio livro de Hitler, Mein Kampf, entendi que naquela fúria contra judeus, idealistas da oposição e outras etnias. Estava expresso ali naquele livro a frustração de um homem sem bons sentimentos ocasionados por um passado inglório, que talvez tenha ali a sua desculpa, mas quantas pessoas morreram por aquilo. O que levou a um homem matar pessoas que nada tinham haver com suas frustrações? Que se tornou um líder tirando proveito do sentimento de rancor nacional, é triste para mim saber que não há uma explicação histórica para tal atitude, pois nem a própria psicologia conseguiria entender tamanha fúria. E ai cabe a minha pergunta novamente, quem terá sido realmente Adolf Hitler?

2 comentários:

Unknown disse...

Vinicius!!!
tb axu que hitler foi um filho da puta... que matou muitos judeus, mas tenho que adimitir que foi um bom estrategista e grande lider, n cosidero com heroi!
E essa frase "Hitler, aquele beócio" foi Garrido?
abraço

SONHO ESTRANHO disse...

para compreender hitler, compreenda a alemanha pós-guerra. Ele não foi somente algoz, foi vitima também. tudo se explica, e na historia nao só ha um lado.