domingo, 13 de setembro de 2009

"O caráter de um homem é o seu destino."

O Clube do Imperador (The Emperor’s Club), um filme com Kevin Kline, que por sinal é um ator espetacular em seus trabalhos, fazendo deste filme inesquecível. Kline protagoniza no papel de um professor de História Antiga, prof.º Hundert, para um colégio conservador que relembra muito o cenário inglês de educação particular. Este educador tem como grande desafio lidar com o caráter de um aluno, rebelde e desprovido de atenção por parte do pai, tal antagonista mantém o padrão mal caráter até o fim de toda a produção.
A grande batalha deste professor ou de qualquer outro é fazer com que seus alunos sejam honestos e tenham uma boa educação profissional e moral, este filme é a verdadeira confissão de que o caráter não é algo que se aprende na escola ao longo de toda uma vida acadêmica e sim de princípios básicos da família.
É muito simples para os pais deixarem seus filhos na escola impondo aos professores que eduque seus filhos sem que eles também tenham esta responsabilidade, dentre outras temáticas essa é a que mais me chama atenção neste filme. A transferência de responsabilidades de casa para a escola não deve existir, mas sim da fusão e cooperação da família e da escola para que assim sejam formados cidadãos de caráter incorruptível.
Ao ver este filme vocês, leitores, irão entrar em contato com as vantagens e desvantagens de seguir o ramo da educação. É necessário lembrar só para concluir que a família também é uma escola assim como a escola é uma família, pois ambas irão formar futuros pais, mães e professores.

Um comentário:

Anônimo disse...

O filme "O Clube do Imperador" conta a história de um professor apaixonado pelo seu trabalho que tem sua vida modificada após conhecer um novo aluno. Em uma das cenas do filme William Hundert, o professor, fala para sua classe que "o caráter de um homem é o seu destino" e se esforça para impressioná-los sobre a importancia de uma atitude correta. O caráter de um indivíduo é o seu modo de ser, suas características próprias, seu temperamento. Ele é um traço da personalidade que diz respeito usual à maneira de cada um agir. Nossas qualidades e defeitos são ligados ao nosso caráter e cada pessoa se decide entre o bem e o mal, o certo e o errado, o honesto e o falso. Já o destino significa final, futuro, objetivo. O destino é o rumo que tomamos na nossa vida. O que seremos amanhã depende do que somos hoje. O caráter de qualquer pessoa, seja bom ou ruim, é que indica como ele será no futuro. Se for um bom uma vida longa e próspera terá. Sendo ruim, enganando todos a sua volta, não será feliz porque passará o resto da vida com peso na consciência.